PROJETO VISITA TÉCNICA AO JARDIM BOTÂNICO E MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS EM PORTO ALEGRE RS.

O Jardim Botânico se dedica ao estudo e à conservação de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul, principalmente àquelas ameaçadas de extinção. Para cumprir sua missão desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental.

Missão educativa do Jardim Botânico:

Desenvolver atividades educativas e culturais com o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação da flora regional e o papel do Jardim Botânico na proteção da biodiversidade.

Atualmente é considerado como um dos cinco maiores jardins botânicos brasileiros possuindo um acervo significativo da flora regional.

Área de Visitação

Possui uma área de 39 hectares onde os visitantes podem percorrer as várias trilhas do arboreto (coleção de árvores), fazer piqueniques, apreciar os cenários dos lagos e canteiros de flores. Além do lazer, podem aprender sobre a flora nativa do RS, participar de atividades educativas e adquirirem mudas de árvores gaúchas no viveiro de vendas.

O Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande é um museu Brasileiro localizado dentro do Jardim Botânico de Porto Alegre.

Órgão de pesquisa em biodiversidade, o Museu de Ciências Naturais desenvolve estudos direcionados à fauna, flora (incluindo fósseis) e ecossistemas regionais. Sua infra-estrutura de 3.000 metros quadrados conta com laboratório de pesquisa, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas dispondo de acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas. A difusão científica da fauna e flora é viabilizada através da publicação de periódicos sobre zoobotânica.

 Na entrada, o visitante se depara com a Exposição Rotativa, que exibe temas sobre o ambiente natural e peças especiais do acervo. Já a exposição permanente apresenta 49 vitrinis, que abordam a riqueza das espécies nativas do Rio Grande do Sul, tanto da flora quanto da fauna. A mostra está organizada em sequência evolutiva: vegetais atuais, grupos dos animais e vitrinas paleontológicas. Neste percurso, dioramas mostram a fauna característica de diferentes ecossistemas do estado: banhado, campo e floresta.

 

Sobre

Deixe seu comentário

*


7 + = 10

Translate »